A segmentação por idioma é um dos recursos do Google Ads, dentro da função de segmentação de público-alvo, que nos permite escolher o idioma das pessoas que queremos alcançar.
Idioma na Rede de Pesquisa
Até onde contei, existem 51 opções de idiomas para uma campanha. Você pode selecionar quantos você quiser e até todos.
Quando houver correspondência entre sua palavra-chave e o idioma falado pelo usuário, seu anúncio poderá ser exibido para ele.
Já na Rede de Display
O Sistema do Google Ads analisará o idioma das páginas ou apps que o usuário tem acessado. E com base nessa verificação, ele escolhe os anúncios a serem exibidos.
Agora, a questão, o Google Ads não imprime anúncio somente com base no idioma do navegador do usuário.
Ele analisa muitos indicadores a fim de conhecer o idioma falado pela pessoa. O suporte do Google Ads não abre muito essa informação, apenas menciona que essa análise pode incluir o idioma da consulta feita, a configuração e “outros dados reunidos pelos nossos algoritmos de aprendizado de máquina.”
Na prática
Norberto é espanhol e mora no Brasil. Ele deixou seu navegador configurado para o idioma espanhol. Mas vira e mexe faz pesquisas em portugues para encontrar o que precisa com mais facilidade.
Nesse caso, o sistema do Google Ads entenderá que ele estaria qualificado para ver anúncios com configuração de idioma em português e também em espanhol.
Um outro caso
Márcia é brasileira e mora na França. Suas configurações de navegadores estão no idioma Francês, mas ela pesquisa sites do Brasil.
Ela estará qualificada para ver anúncios em português e francês. E atenção, ela poderá ver anúncios em português mesmo que esteja navegando em um website em francês.
O anúncio em português (que deve ter sido segmentado também para aparecer na França) sairá num conteúdo de página em francês, por exemplo.
A configuração desse recurso é bem simples.
Basta escolher o idioma.