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Quando o orçamento diário é gasto mais do que o estipulado no dia

Existe uma regra dentro do Google Ads que aceitamos toda vez que criamos uma conta e diz respeito ao orçamento diário.

Chama-se: Regra do Superfornecimento

Ela diz: Seu gasto real em um determinado dia poderá exceder o orçamento diário médio em até duas vezes.

Na prática: Se você tem R$ 50,00 por dia de orçamento, o Google Ads poderá usar R$ 100,00.

E daí o povo surta.

Só que, junto com essa regra existe outra:

O Google Ads nunca usará mais que seu orçamento diário x 30,4% em um mês.

Assim sendo, se você tem R$ 60,00 por dia x 30,4 (média de dias num mês dentro do ano), seu custo total com a conta nunca passará de R$ 1.824,00.

Essa estratégia do Google Ads faz muito sentido, já que a tendência é sim a ferramenta operar 100% com lances inteligentes.

E nisso, quem vai buscar os clientes importantes para bater sua meta de publicidade é o próprio Google Ads.

Basicamente ele irá operar da seguinte forma: Nos dias em que o sistema identificar que poderão ser mais aquecidos ele entregará mais seu anúncio e nos dias mais fracos, ele entregará menos.

Agora olha a vida real:

Você acabou de criar sua primeira campanha e tem um orçamento de R$ 900,00 por mês. Mas, está na esperança de que em 15 dias de campanha possa conseguir novos negócios.

Então decide colocar R $900,00 na conta do Google Ads. E estipulou por dia R$ 60,00. Portanto seu orçamento irá dar para 15 DIAS!!! Sua campanha vai rodar 7 dias na semana.

Fez a conta na ponta do lápis.

R$ 60,00 x 15 = R$ 900,00 Não tem como errar.

E liga a campanha.

Agora vamos para o nosso Algoritmo do Google Ads

Olha como o Algoritmo vai entender sua campanha:

“Hummm, cliente novo, ele tem R$ 60,00 por dia…então.. ele vai ter no mês R$ 1.840,00. Deixe-me ver como eu vou usar essa verba para ajudá-lo a bater sua meta de publicidade…”

E começa, com isso, a entender o comportamento de busca dos usuários em relação às suas palavras-chave.

E um dos cenários prováveis pode ser esse:

Logo na primeira semana….ele gasta esses valores na sua campanha.

Segunda = R$ 120,00
Terça = R$ 100,00
Quarta = R$ 110,00
Quinta = R$ 60,00
Sexta = R$ 80,00
Sábado = R$ 35,00
Domingo = R$ 82,00

Total = R$ 587,00 EM UMA SEMANA!!!

E daí, você tem mais 8 dias de campanha e somente R$ 313,00. Ou seja, R$ 39,00 por dia.

E o pior é que não teve resultado nenhum. Por que? Porque é uma campanha nova e a otimização acontece gradativamente.

Mas, como o algoritmo leu suas informações:

Ah, se o anunciante colocou R$ 60,00 por dia, então ele tem no mês R$ 1.824,00. Eu vou usar isso durante os 30 dias de acordo com o movimento.
Ele não sabe que você tem somente R$ 900,00. Entende?

E outra coisa, campanhas novas, se não tiverem o cuidado de “uma campanha nova”, torrarão o orçamento mesmo. Isso tem muito haver com as palavras-chave inseridas. Até aprender o que vai funcionar leva um tempo.

Frustração

Contudo, vejo que o mais problemático nisso é a frustração do anunciante em relação ao Google Ads. Uma vez que, ele fez um planejamento financeiro diário e deu tudo errado!

A reação deles, percebo, está muito mais ligada ao fato de ter dado errado. Ou seja, do Google Ads ter gasto o dobro do que ele configurou na campanha, do que propriamente o valor em si.

É a quebra da expectativa. “Porque deu errado? Não era para dar.”

“Como ele gastou o dobro do que eu coloquei de orçamento??”

Portanto anunciante, para que isso não aconteça, atente-se para essa regra. E saiba sim que ela faz muito sentido para o desempenho da publicidade.

Minha sugestão

Não coloque valor a mais no orçamento. Faça a conta do que você tem no mês e programe o orçamento com isso.

Você tem R$ 900,00 no mês, então coloque R$ 30,00 por dia.

Aprenda a otimizar uma campanha, tirando o sábado e domingo, por exemplo. Daí você terá por dia R$ 40,00.

O fundamental é entender que essa regra do Google Ads ajudará sua campanha a entregar resultados melhores. Mas lembre-se que você precisa passar as informações para o algoritmo trabalhar. O comando é você quem dá.

Baixe o material de Apoio e Assista ao Vídeo

Link do material

 

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