Definindo o que é leilão de anúncios do Google Ads
Sempre que alguém faz uma pesquisa no Google, o Google Ads escaneia todas as contas de anunciantes para encontrar palavras-chave que se relacionam com essa busca.
Uma vez encontrado os anunciantes para essa busca, o Google Ads promove uma seleção de anúncios que poderão entrar no leilão. Ou seja, que irão aparecer para aquele usuário específico.
Se temos 50 anunciantes com a palavra-chave que corresponde a busca desse usuário e somente 7 posições de anúncios na primeira página de pesquisa do Google, então deduzimos que 7 vencerão esse leilão e outros 43 anunciantes ficarão de fora.
Esse é o leilão do Google Ads.
Como o Google Ads escolhe o anunciante que irá aparecer na busca e como determinará a posição do anúncio.
Assim que determina os anunciantes que podem participar deste leilão (os 50), o Google Ads filtra quais anúncios serão exibidos e em que posição. Essa função se chama classificação de anúncios ou ad rank.
Pense em 4 anunciantes
Anunciante A – lance R$ 4,00 por palavra-chave
Anunciante B – lance R$ 3,00 por palavra-chave
Anunciante C – lance R$ 2,00 por palavra-chave
Anunciante D – lance R$ 1,00 por palavra-chave
Após a busca do usuário, o Google Ads não vai selecionar um anúncio para ser exibido somente com base no maior lance de palavra-chave.
E também não deixará esse anúncio em melhor posição por causa desse lance.
O lance não é o único fator considerado.
Fatores que determinam a classificação do anúncio
De novo, classificação de anúncio é a função do Google Ads para essa escolha de quem participará do leilão e em qual posição.
São 3 fatores que determinam a classificação de anúncios no leilão.
- Lances
- Qualidade do anúncio
- Impacto esperado das extensões de anúncios
1. Lances
É o valor máximo que você deseja pagar por um clique.
2. Qualidade do anúncio
É o chamado índice de qualidade:
Índice de qualidade opera através de 3 componentes:
a) CTR – click through rate.
b) Relevância do anúncio – linguagem do anúncio combinando com a busca do usuário.
c) Página de destino do anúncio.
3. Impacto esperado das extensões de anúncios
Precisa aplicar as extensões e além disso personalizá-las, entender as palavras que melhor se destacam diante dos usuários.
Vamos simular um leilão no Google Ads
IQ = índice de qualidade
Valores em reais
Lance = lance de CPC para as palavras-chave
Extensões = impacto esperado das extensões de anúncios
Pelo que notei, estudando pelo próprio material do Google, é que de fato o sistema estabelece um índice para determinar essa classificação. Ele dá uma nota. Não sei se vai de 0 a 20. Mas o material estudado apontou esses valores.
Portanto, temos aí o índice de classificação que irá definir se o anúncio será exibido ou seja, se entrará para o leilão e se sim, em qual posição ficará.
E assim teremos:
Entendida essa classificação, vamos ao valores de quanto os anunciantes na realidade pagarão pelos lances que é o CPC médio.
Eles pagarão o mínimo necessário para manter sua posição nos resultados da pesquisa. Isso é um conceito do Google Ads. É uma regra.
Por exemplo:
O anunciante C pagará somente o necessário para manter a primeira posição.
Ao invés de R$ 2,00 será R$ 1,73
E o anunciante B, ao invés de pagar R$ 3,00, pagará R$ 2,42 para manter sua posição.
Você pode contribuir para seu anúncio ganhar o leilão
Quando necessário aumente seu lance.
Trabalhe na redação do seu anúncio e página de destino para elevar seu índice de qualidade.
Use as extensões de anúncios com capricho.
Tudo isso irá ajudar a elevar também sua CTR. E CTR alta, baixa CPC.
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😉 Jane Audrei