[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1640208777075{margin-bottom: 0px !important;}”]O Orçamento é o cara.
Quando uma campanha encontra-se numa qualidade ótima e possue um orçamento com folga. Ela realmente toma a liderança.
Mas, por mais simples que seja escrever isso, é uma tarefa árdua fazer acontecerem esses dois pontos ao mesmo tempo.
E ele se encontra exatamente aí.
Entendendo seu papel numa campanha
O orçamento é o líder. Ele quem gerencia as palavras-chave e os anúncios. Ele administra a entrega.
O orçamento impacta diretamente nos seguintes recursos:
. Horários da Campanha => Uma campanha que roda 24 hs precisa de um orçamento que cubra isso. Pois o sistema entende que, se tem R$ 50,00 por dia de orçamento – precisa ter esse valor nas 24hs onde a campanha é veiculada. Logo – se o número de pesquisa no Google for médio/alto ele vai exibindo os anúncios a conta-gotas.
Atenção: Você precisa clicar em mais configurações para a opção de Horários aparecer.
Quando o orçamento não está cobrindo todo o período começa a acontecer de você pesquisar seu anúncio e somente conseguir vê-lo de vez em quando.
Taí a causa.
. Segmentação Regional => Quando temos um orçamento limitado, a exibição de anúncios ficará prejudicada nas regiões configuradas para a campanha.
Mesmo princípio: Se o sistema precisa dar conta de 5 regiões com R$ 100,00 ele fará isso. Mas ficará administrando o valor de forma que não falte orçamento para nenhum lugar. E isso pode significar brecar a entrega de anúncios em um lugar, para economizar e poder entregar em outro.
Mas se seu potencial de vendas está em São Paulo e seu anúncio deixa de aparecer nessa região para ser exibido lá em Florianópolis, onde sua taxa de conversão é menor que São Paulo, você perde negócios na sua melhor região de vendas. Aí é que tá.
. Valor de CPC => interfere diretamente no desempenho do orçamento.
Vamos fazer conta: Seu CPC é R$ 4,50 e você tem R$ 50,00 por dia. Isso lhe renderá 11 cliques por dia.
Se sua taxa de conversão for 2% . Você terá Zero conversão. Entende?
Não rende. Fica gastando os R$ 50,00 por dia e não rende.
Existem nichos de mercado onde o CPC de R$ 4,50 ainda é barato. Não é por o orçamento e deixar rolar. Não vai rolar.
Você sabe que a limitação de orçamento impede até o aprendizado do sistema sobre sua conta. Já que os dados não fluem para dentro da campanha.
. Rede de Pesquisa com Display => É essa parte a qual me refiro.
Isso vem marcado, quando você cria uma campanha. Tire essa marcação.
O que vai acontecer se você rodar o orçamento nos dois tipos de rede é a sua divisão entre eles. Você não usará 100% do valor para Pesquisa. Que é a melhor Rede para um início de campanha e para captação de leads. Sempre.
Então fique somente com a Rede de Pesquisa.
Sendo tudo isso dito, tenha em vista que o Google Ads precisa sim de investimento com um pouco de folga. Quando não se tem ok.
Mas se tem um orçamento a mais disponível. Investe. E fica monitorando. Pois melhora e muito o desempenho.
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