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Rede de Display é parte do sistema de publicidade do Google Adwords e é composta por  websites, aplicativos e vídeos. Atinge cerca de 90% dos usuários da internet em todo o mundo. Nesses canais encontram-se anúncios em texto, gráficos em diversos tamanhos e em vídeos.

Quem compõe a Rede de Display

Websites que integram o programa Google Adsense.

Sites como Gmail, Google Maps ,Youtube e Blogger.

Sites do DoubleClick Ad Exchange.

Anúncios na Rede de Display

Todos que fazem campanha no Google Adwords podem ter seus anúncios exibidos nos sites da Rede de Display sendo a sua configuração feita dentro da plataforma Adwords.

Não há custo para criação da campanha ou ter os anúncios exibidos na rede de Display, sendo o processo de cobrança igual ao dos anúncios da rede de pesquisa, ou seja, por CPC (custo por clique), CPM visível (custo por mil impressões) ou CPC (custo por visualização).

Segmentação

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Devido a enorme quantidade de sites na Rede de Display, existe um processo de segmentação dentro da conta Adwords cujo objetivo é ter anúncios exibidos em sites ou aplicativos afins com o objetivo da campanha.

Portanto tem-se os seguintes métodos de segmentação:

  1. Palavra-chave
  2. Canais gerenciados
  3. Tópicos
  4. Informações Demográficas

a) Palavra-chave: O gestor inseri uma lista de palavras e a partir dela, a plataforma Adwords começa a buscar sites ou aplicativos que tenham correlação com essa lista.

b) Canais gerenciados: Nessa opção de segmentação o gestor determina em quais sites ou aplicativos deseja que os anúncios sejam exibidos.

c) Tópicos: Escolhe-se um tema, por exemplo, estética. A ferramenta se encarregará de encontrar e exibir os anúncios em sites ou aplicativos que se relacionem com estética.

d) Informações demográficas: Aqui o gestor da campanha pode definir faixa etária e sexo para atingir esse tipo de público.

Criador de Anúncios Gráficos

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Recurso de criação de anúncio baseado na url do site

A maior atratividade de uma campanha de Rede de Display é de longe a possibilidade de exibir anúncios gráficos. Um modo de campanha que foge do padrão textual, trazendo mais vida aos anúncios que podem transmitir sua mensagem através de imagens.

Contudo existe a necessidade de criar diversos tamanhos de anúncios gráficos. Visto que, cada site aceita um determinado tamanho. O Gestor pode criar apenas um modelo, mas esse mesmo modelo precisará ter 8 dimensões diferentes. Só assim a campanha conseguirá ter uma cobertura satisfatória, já que cada site aceita um tamanho diferente.

Para facilitar e agilizar isso, o Google Adwords possui alguns recursos para a criação de anúncios gráficos bastantes interessantes.

São duas áreas em que o gestor pode montar um anúncio a partir de algumas idéias que a plataforma entrega, inseri informações e imagens.

Ou numa outra área ele insere a url de uma página do site e a ferramenta a escaneia extraindo, a partir disso, um modelo de anúncio. Além de muito prático ajuda PME’s um  absurdo pois não exige o gasto com a produção gráfica dos anúncios.

Nessas duas áreas de criação a própria ferramenta se encarrega de montar a quantidade de modelos necessária para rodar na Rede de Display.

Anúncios de texto também pode

O gestor deve criar um anúncio textual juntamente com os anúncios gráficos. Assim, seus anúncios conseguem estar presentes também nos canais onde há espaço reservado para esse tipo de anúncio.

Para onde a campanha está indo

Trabalhar com Rede de Display requer um monitoramento constante a fim de avaliar onde os anúncios estão sendo exibidos. Em paralelo com isso observar a resposta da campanha de acordo com a meta traçada.

O orçamento definido para o Display não pode interferir em outras campanhas já atuantes na conta. Se o gestor delimitou R$ 1000,00/mês para sua campanha de Rede de Pesquisa com base em uma estratégia estudada, não deve alocar o orçamento deste para o Display. Claro, a não ser que essa decisão seja feita com critério. Evitando prejudicar o desempenho da campanha de Pesquisa.

A Rede de Display ajuda tanto a potencializar as conversões (vendas) como gerar reconhecimento de marca. Porém sua resposta é diferente de campanhas de Pesquisa. Muitas vezes os resultados podem vir a médio e longo prazo.

A Rede de Display funciona. Mas o que mais vejo é a abertura da campanha e em seguida o abandono da mesma, deixando o monitoramento de lado sem a devida importância. Assim não vai rolar.

Momento Certo

Como mencionei a campanha de Display é  bastante qualificada para trabalhar o posicionamento da marca diante do mercado.

Muitas vezes ela não gera conversões de forma tão direta quanto a de Pesquisa e ás vezes nem gera de uma forma tão evidente. Contudo conversão não é um único objetivo ao se ter uma campanha rodando no Google.

Para o gestor que tem uma campanha de Pesquisa já determinada e monitorada, se houver orçamento, vale á pena implantar a de Display.

Campanhas de Display são muitas vezes suporte para conversões futuras. Os usuários estão constantemente navegando na web. Parados ou em trânsito. E não estão somente na página padrão do Google. Estão vendo vídeos, blogs, redes sociais ou procurando informações sobre produtos que desejam comprar e sem contar a navegação em aplicativos.

O Display impacta essa galera. Logo o gestor acaba tendo uma campanha complementar à sua de Pesquisa.

Gestores de adwords que conseguem dar dimensão e propriedade às suas campanhas de Display conseguem expor seus anúncios em certos canais que antes somente era possível comprando mídia diretamente pelo próprio canal e $$$$.

São sites mais concorridos pois possuem uma quantidade de visitas realmente grande e uma visibilidade na internet muito importante. O Display possuí sites desse nicho bastante significativos.

A própria ferramenta apresenta esses canais durante a configuração das campanhas.

Conclusão

Ainda não tão estabelecida quanto a de Pesquisa, a Rede de Display pode ser uma parceira para alavancar uma empresa.

Mas precisa muito da supervisão do gestor. Pois os CPC’s dessa rede também podem ser inflacionados e romper com o orçamento da empresa no Adwords e não somente por isso, muitas canais geram uma quantidade bem alta de cliques. O gestor põe pra rodar a campanha e quando olha os créditos toma um susto!

Já para aqueles que tem um trabalho de monitoramento direto com o Adwords e não quer tomar sustos, comece com um orçamento diário discreto e vá balizando a medida que for entendo o processo de segmentação do Display e o trabalho com canais, que nesse tipo de campanha, é seu fundamento.

 

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