em Conceitos, Conteúdo, Google Analytics, Para Ler

O Google Analytics utiliza um modelo de dados para organizar as informações coletadas de websites e dispositivos móveis para então exibir em relatórios baseado em três objetos principais:

  • Usuários
  • Sessões
  • Interações

Nesse post vou falar sobre a definição de interações e sua importância na compreensão dos relatórios e entendimento da base do funcionamento do Analytics.

O que é uma Interação?

Uma interação é toda ação feita por uma pessoa na página de um website ou em um aplicativo móvel. Assim sendo é tudo o que  ela faz enquanto esta visitando aquela página ou aplicativo.

Exemplos de  interação

Se uma pessoa entra em uma página de um website e sai. Temos aqui uma interação conhecida como visualização de página.

Num outro momento, uma outra pessoa entra na 1) sua homepage 2)  assiste um vídeo e 3) faz uma compra. Você terá três interações ou três ações.

Assim considere como interações: visualizações de página, eventos e transações em um página de website ou aplicativo móvel. As interações são sempre feitas em uma sessão.

Cada interação individual de uma pessoa é também chamada de hit.

Importância dos hits

Os hits são uma solicitação de imagem que contém os dados sobre as atividades do usuários dentro do website ou aplicativo móvel, que são empacotadas e enviadas aos servidores do Google Analytics, para então serem transformadas nos dados que encontramos em seus relatórios.

Exemplo de uma parte de uma solicitação de imagem

solicitacao-imagem

O responsável por abastecer os hits com as informações sobre a navegação de cada usuário é justamente o código do GA instalado no website ou aplicativo móvel.

Os dados coletados através dos hits se transformam em dimensões nos relatórios do GA.

exemplo-hit

Existem 6 tipos de hits:

  1. Hits de visualização de páginas
  2. Hits de eventos
  3. Hits de transação de ecommerce
  4. Hits de ítens de transação de ecommerce
  5. Hits de usuários definidos
  6. Hits de social plugin

Um exemplo prático

Muitos de vocês já devem ter se deparado com esse aviso dentro do GA.

exemplo-hit1

Recortando uma parte do texto: “A propriedade XXXX está recebendo hits sem parâmetros de campanha. Alguns exemplos (no formato “Origem/Mídia/Campanha”)…”

Aqui nesse modelo existe algo que está prejudicando o envio de informações completas sobre os dados de navegação do usuário ao Google Analytics. Os hits estão chegando incompletos. As solicitações de imagens chegam. Contudo sem determinados dados como o nome de uma campanha, por exemplo. Daí o aviso do Analytics para tentar corrigir isso.

Isso apenas como exemplo para destacar a importância de saber o que são hits, já que são eles os responsáveis para enviar dados coletados de websites e dispositivos que lemos nos relatórios do Google Analytics.

 

 

 

 

 

Postagens Recomendadas