fbpx
 em Conceitos, Conteúdo, Google Analytics, Para Ler

Sessões Google Analytics

Existe uma métrica chamada Sessões no Google Analytics que vejo causar bastante dúvida na sua interpretação para quem está começando.

Lembro que quando fui buscar informações sobre o que são Sessões nos tutoriais do suporte do Google Analytics e ainda o conhecia bem pouco, encontrei a seguinte explicação: “sessão é uma coleção de interações, ou hits, de um usuário específico durante um período definido”. Nossa surtei neh!

Como Sessões é uma da principais métricas do Google Analytics resolvi falar somente dela nessa artigo.

Definindo

Sessão é uma visita que o usuário faz ao seu website. Essa visita é composta por uma coleção de hits. Traduzindo. Essa visita é composta por uma série de interações que a pessoa pode ter com seu website.

Como assim interações? Interação pode ser o acesso a uma página, um download, um envio de formulário, uma compra, clicar num link, etc.conjunto

Então uma sessão é o conjunto dessas ações feitas pela mesma pessoa.

No cotidiano

a) Uma pessoa entra em seu website a fim de ler um artigo, compartilhar , assistir um vídeo, baixar um pdf, etc., ficando uma hora interagindo com ele. Aqui você terá aqui uma sessão.

b) Essa mesma pessoa, então, vai atender ao telefone e deixa o website inativo por mais de 30 minutos, depois retorna e volta a navegar pelo site. Aqui você passa a ter duas sessões. Explico.

O Analytics possui um tempo limite que determina a duração de uma sessão inativa (sem ação da pessoa no website) que é de 30 minutos.

c) Agora continuando com o mesmo exemplo. Se essa pessoa fecha o browser e volta somente no dia seguinte ao mesmo website, serão contadas aqui duas sessões para essa única pessoa. Lembrando que essa marcação independe das páginas ou da ação. Não importa se ela volta no dia seguinte continuando exatamente o que estava fazendo ontem.

d) Agora se a pessoa está navegando no website e por qualquer razão fecha o browser e volta instantes seguintes para o mesmo website (dentro de um intervalo que não ultrapasse 30 minutos contada após sua última interação), conta-se uma sessão, porque ela voltou em menos de 30 minutos.

Partindo para as análises dos relatórios:

Sessões Analytics

Nesse modelo mostra que 111 usuários visitaram seu website 168 vezes. Sendo assim, entende-se que alguns usuários retornaram ao site mais vezes que outros dentro do período selecionado.

Nessa quantidade de usuários encontramos os novos e os recorrentes.

Novamente:

a) Uma pessoa visitou seu website em Janeiro desse ano. Você contará uma sessão.
b) Depois retornou ao seu website somente em Fevereiro do mesmo ano. Essa será outra uma sessão.
c) Se você selecionar o período do relatório de Janeiro e Fevereiro terá duas sessões desse mesmo usuário.
d) Se foi a primeira vez que ele acessou seu website em Janeiro então ele é um novo usuário. Em fevereiro quando voltou ao seu website ele será um usuário recorrente.

Outro modelo

Extraído do menu Público Alvo – Visão Geral

01

Interpretando

Sessões: 168 (168 visitas ao website)

Usuários: 111  (São os visitantes do website novos e os que retornaram)

Visualizações de Páginas: 1124 (Quantidade de páginas visualizadas pelos usuários, contando qualquer página do website)

Páginas/Sessão: 6,69 (Média de páginas visitadas por cada usuário durante sua visita ao website)

Duração Média da Sessão: (Quantos minutos cada usuário ficou em seu website)

Taxa de Rejeição: 49,40% (Essa fica para outro artigo)

Porcentagem de Novas Sessões: 61,90% (Novas visitas ao website)

Outro relatório

Esse foi extraído do Menu Aquisição > Todo o Tráfego > Canais

01

 

  1. As 5 linhas apresentam os canais que levaram acessos ao seu website. Cada linha mostra a quantidade de visitas dentro de um determinado período selecionado.
  2. Aqui encontram-se 11 visitas provenientes da busca paga (Adwords) e somente 1 visita proveniente de alguma rede social.
  3. A maior força aqui de visitas se encontra na busca orgânica e em direct que provém dos usuários que digitam o domínio diretamente no browser sem precisar passar por nenhum outro canal.
  4. Uma outra observação importante. Quem vem da busca orgânica acessa mais páginas do que quem vem da busca paga.

Atividade de Fixação

Vamos conhecer nossos 3 amigos:

Sophie            Bubu             Marcelo

SOPHIA

BUBU

marcelo

 

 

 

A história deles é a seguinte:

Durante suas férias em Janeiro, num certo dia…

a) Sophie navega num website às 13:00hs e uma hora depois sai para tomar sorvete. Então volta no dia seguinte e continua navegando no mesmo site.

b) A Bubu entra num website às 14:00hs e em seguida fica no whatsup com sua amiga por 20 minutos voltando ao mesmo site só que em outra página às 14:20hs.

c) O Marcelo ama games. Então acessou seu website preferido às 18:00hs e ficou jogando durante 4 horas seguidas (afff..).

E num outro certo dia de Março eles…

d) Sophie entra num outro website às 16:00hs e só sai dele às 16:30hs. No dia seguinte ela entra no mesmo website (de ontem) às 13:00hs e sai às 13:05hs desligando o notebook. Às 13:25hs ela volta a ligar o note e retorna ao mesmo website.

e) Desculpem.. o Marcelo foi proibido de jogar no site preferido dele, por seus pais – se eu soubesse nem o teria chamado para fazer essa experiência.

Quantas Sessões encontramos aqui de Janeiro à Fevereiro?

4 Sessões. a) 2 Sessões. b) 1 Sessão. c) 1 Sessão.

E se você considerar Janeiro à Março:

6 Sessões. a) 2 Sessões. b) 1 Sessão. c) 1 Sessão. d) 2 Sessões e) >:(

Bom acho que deu..até +

 

Postagens Recomendadas