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Um post simples só para falar do modelo de dados do GA. Vamos entender como a plataforma denomina e organiza os dados que coleta de websites e aplicativos.

Modelo de Dados

Existem três objetos que compõe o modelo de dados do GA.

São eles:

  1. Usuários
  2. Sessões
  3. Interações

Esses três componentes são organizados dentro do GA de forma hierárquica. Sendo que uma interação está vinculada a uma sessão e uma sessão está vinculada a um usuário.

Exemplo:

Uma pessoa (novo usuário/quem) visita seu site pela primeira vez (sessão/ quantas vezes e por quanto tempo) assiste um vídeo (interação /o que fez durante a visita).

Hierarquia

Então temos:

Uma relação entre usuários e sessões onde o GA identifica quantas visitas um único usuário fez ao site e se foi sua primeira vez ou não dentro de um determinado prazo.

Outra relação entre sessão e interação no qual o GA identifica o que cada usuário fez em seu site durante a sessão.

Reforçando a hierarquia dos dados

As interações estão contidas em uma sessão e cada sessão está vinculada a um usuário.

O que desejo mostrar é por onde o Google Analytics começa. Por ser uma plataforma de dados muito robusta, muitas vezes, principalmente na fase inicial de aprendizado, você pode ficar confuso com tantos dados na tela.

Mas não. As demais informações são baseadas nesses três pilares: Usuário/Sessão/Interação.

Toda a informação parte desses três componentes. As estatísticas de transações dentro de comércio eletrônico que você vê, por exemplo, é uma interação que determinado usuário fez. A compra é uma interação.

Só que o Google Analytics vai sofisticar essa informação mostrando dados do produto comprado, tempo de navegação no site até o fechamento da compra, qual valor do prodto, de que estado foi  e por aí vai.

O relatório de canais em aquisição é outro exemplo. O GA identifica de onde o Usuário veio antes de entrar no site (fazer sua sessão ou visita). Pode ter vindo da busca orgânica ou de um canal de mídia social. Mas são informações baseadas simplesmente nesses três componentes.

Finalizando

Quando estiver avaliando as estatística faça um exercício identificando a qual componente aquela informação observada pertence. Isso ajuda muito a desembaralhar tantos números logos nas primeiras análises (e futuras também!)

Leia mais:

O que são interações (hits) no Google Analytics

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