em Conteúdo, E-Commerce, Mercado, Para Ler

Hoje vou falar sobre a importância que a credibilidade que o e-commerce precisa transmitir dentro de uma campanha de Google Adwords.

Muitas vezes me deparo com uma situação do tipo. Poxa! A campanha desse cliente está bem direcionada mas mesmo assim os resultados de vendas são escassos comparado ao investimento e demanda de mercado . O que está acontecendo?

Um e-commerce bem estruturado é tão importante na obtenção de receitas que hoje no mercado nos deparamos com agências especializadas em consultorias de e-commerce.

Logo meu olhar é dirigido para esses dois ambientes: A publicidade paga no Googlel (Google Adwords) e a estrutura da loja virtual do anunciante. Um completamente dependente do outro.

Sendo assim vou listar alguns critérios que um e-commerce precisa apresentar observando essa união loja virtual + campanha adwords.

Para você que gestão de anúncios no Google e observa que:

  • Sua lista de palavras está bem segmentada.
  • Acompanha os termos de pesquisa e valida que há pouco dispersão de cliques fora do target.
  • Os anúncios apontam coerentemente para páginas relacionadas as palavras daquele grupo
  • Entre outros.. e mesmo assim sua taxa de conversão é muito baixa…

Comece a avaliar a credibilidade que a loja virtual transmite aos usuários. Credibilidade é fator preponderante para influenciar a compra de alguém. Credibilidade Converte!

Fatores que compõe a credibilidade de uma loja virtual

Harmonia

A organização dos elementos em uma página demostra um ambiente profissional e reflete ao usuários que a empresa se preocupa com Ordem. Fontes, cores, logo e banners atualizados e de acordo com a identidade visual da Marca expressam o valor que a própria empresa dá para si mesma.

São fatores muito mais sentidos pelo usuário que racionalizados.

Segurança

A loja deve apresentar sinais de que a pessoa se encontra em um ambiente seguro de compra. Certificados e Selos ajudam a compor o visual da segurança. Porém, válidos.

Segundo pesquisa da Mintel 30% dos entrevistados pela empresa afirma que temem fraude na internet. 22% receiam que o produto não seja original e 19% ficam em dúvida se o produto vai realmente chegar. Agora a revelação: 3% afirmaram que preferem fazer compras na Internet porque é mais seguro que ir pessoalmente às lojas.

Outro dado da empresa Site Blindado S/A aponta uma pesquisa do Abandono de Carrinho. 64% das pessoas que abandonam uma compra na Internet foi por ausência de segurança na loja virtual.

Aparência profissional

Alugar uma loja, inserir produtos e colocar no Google Adwords não significará que a loja irá vender ou vender do jeito que acredita que possa ser. A loja precisa passar um “ar” de renovação constante. Como a vitrine de uma loja de shopping – sempre organizada e bonita.

Fotos precisam ser de qualidade. Foto meia-boca não pode.

Mídias Sociais

Não substime seu valor. O cliente não conhece sua marca. Ele pode clicar em um anúncio, ir para sua loja e sair sem realizar nenhuma compra. Num momento seguinte ele pode se interagir com a rede social de preferência dele e fazer uma busca por sua marca. Atualização de conteúdo é fundamental. Tenha UM canal de rede social atualizado e bacana do CINCO desamparados.

Canais de atendimento

Isso é algo bem interessante. Alguns empresários adotam um modelo de atendimento para sua loja baseado somente no formulário de email. Sem telefone ou chat. Na prática tenho observado que isso atrapalha e muito a compra do usuário. Pois ele não se sente seguro o suficiente para concluir a compra. Alguns grandes players do mercado que faturam milhões começaram com essa idéia, mas logo a substituíram por um atendimento humanizado. Nos EUA que possui uma cultura mais independente no fechamento de negócios, isso pode ser aplicável. No Brasil, é diferente.

Fechando o assunto

Aliando a publicidade no Google focada em performance com a segurança que uma loja virtual entrega, o sucesso é garantido. Mesmo que não seja a curto ou médio prazo, mas essa loja se destacará. Já que o fator credibilidade ainda é muito esquecidos por e-commerces brasileiros de pequeno e médio porte.

Credibilidade Vende.

Postagens Recomendadas