fbpx
 em Artigos, Materiais, Mídia programátcia

Os anúncios pagos

Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e outros. Todos esses da família Ads são anúncios patrocinados no ambiente da internet. Também conhecidos como links patrocinados.

Por trás desses anúncios, existe uma plataforma de gerenciamento. É nessa plataforma que fica o valor do investimento, os criativos, os conteúdos e o mais importante, a estratégia de como essa comunicação chegará ao público-alvo através dos patrocinados.

Como funciona isso?

Quando você cria uma campanha de publicidade em uma dessas plataformas como Google Ads ou Facebook Ads, você adquire chances muito reais do seu público-alvo visualizar seus anúncios e assim despertar o interesse deles para sua oferta.

É uma chance muito boa para vender mais e posicionar sua marca no mercado. Já que os anúncios podem aparecer nas páginas que são as mais visitadas da internet como o Google, Youtube e muitos outros sites da rede de Display e nas mídias sociais.

E não é só isso. Com uma boa configuração interna, esses anúncios aparecerão para as pessoas certas, aquelas que de fato podem comprar seu produto.

Então, de uma forma bem básica, você configura uma campanha, seus anúncios e seu público. Insere o investimento na plataforma de gestão de anúncio que usará como seu meio de publicidade. E dia a dia essa plataforma vai entregando seus anúncios sem ultrapassar o orçamento definido por dia.

O modelo de cobrança depende de qual mídia você usará. Pode ser por clique, pode ser por impressão e pode ser por visualização como no caso dos anúncios em vídeos.

As vantagens.

As pessoas ao verem seus anúncios, poderão ter uma ação como, clicar sobre ele e visitar seu site, ligar para o telefone da empresa, chamar no whats ou enviar um e-mail através do seu formulário de contato.

Vejo que de fato uma das principais vantagens com a compra de mídia é a qualificação do tráfego. Imagine que você abrirá uma academia de valor de mensalidade acima de R$ 500,00. A academia é um produto que precisa estar perto da casa ou trabalho do seu público. Logo, com um preço desse, você selecionará o bairro que receberá essa academia. Você faz um filtro. Pois é, esse filtro nós conseguimos aplicar com eficiência nessas plataformas.

Você pode determinar em qual cidade seus anúncios veicularão. Quais horários. Perfis demográficos. Quantas vezes deseja que alguém veja seu anúncio.

Esse modelo de publicidade proporciona um alcance excelente de público-alvo. Muitas vezes o limite do número de pessoas que poderá ver seu anúncio é muito mais definido pelo orçamento do que pela própria quantidade de pessoas. Já que, se o tamanho do público for realmente grande o custo disso também será.

E as dificuldades?

Sim, tem bastante. A mais premente é conseguir uma gestão eficiente desse modelo de publicidade. Caso contrário tudo se perde.

Essas plataformas são baseadas em algoritmos que fazem a entrega dos anúncios. Muito dos processos desses algoritmos estão acontecendo sob aprendizado de máquina. Sendo assim, entendemos que a melhor otimização dessas contas de anúncios geram um melhor aprendizado de máquina para esses algoritmos.

E daí reside o sucesso das campanhas.

Outra fator de suma importância é a necessidade de criar campanhas com base no ambiente de marketing da marca a ser anunciada. Sem a base da compreensão do posicionamento desta marca no mercado, sua concorrência, forças e fraquezas, a campanha não será bem sucedida ou ficará mediana.

E também o conhecimento sobre análise de dados. As plataformas entregam dados. Ler esses dados não é somente saber quantos cliques um anúncio gerou e quanto gastou.

Cada campanha entrega uma quantidade de informação que precisa ser filtrada e analisada para então seguir com novas estratégias.

Então eu diria que temos um tripé para termos campanhas bem sucedidas:

Conhecer de forma profunda como cada plataforma de anúncio opera.
Conhecer disciplinas como marketing, publicidade e mercado.
Conhecer muito bem como analisar dados (data analytics) e conseguir insights de melhorias.

Por isso, é muito comum esses modelos de campanhas não darem certo. Porque parece simples, mas não é. Parece um pouco difícil, mas não é. Pode ser bastante difícil gerenciar essas contas em muitas vezes.

Dito tudo isso.

Você pode perguntar: – Vale a pena fazer esses anúncios ?
Sim, se você tem uma gestão eficiente baseada nesse tripé citado.
E sabe porquê vale à pena? Simplesmente porque você consegue entregar a sua oferta para o seu público-alvo. Claro, precisa ter volume de cliques e visualizações. Mas tendo isso acertado, as chances de vendas podem ser bem altas levando em consideração todas as variáveis de mercado.

Em muitas situações, os anúncios pagos ajudam a levar público para lojas físicas. Sem contar a chance de fazer sua marca se tornar conhecida.

Você pode conseguir com esse modelo de anúncios compreender a demanda de mercado para um determinado produto através da análise de dados. E assim fazer correções de marketing sobre eles.

Mas lembre-se da necessidade da gestão.

Deixe um Comentário