CTR = Click Through Rate ou Taxa de clique.
É, sem dúvida, uma das principais métricas do sistema do Google Adwords.
O que é CTR?
É o resultado em percentual da divisão entre o número de cliques e impressões.
CTR = Cliques/Impressões.
Se você tem uma palavra-chave com 30 cliques e 3000 impressões sua CTR é de 1%.
30/3000= 1%
Essa métrica apresenta a qualidade de suas palavras-chave e seus anúncios. Vejamos.
Índices baixos de CTR demonstram que os usuários:
Veja também:
Opções de Correspondência de Palavras-chave
Como Montar uma Campanha de Google Adwords para Serviços
a) Não estão vendo seus anúncios quando fazem uma pesquisa e por isso não clicam sobre ele. Analise: Se seus anúncios estão saindo no rodapé ou na segunda página do Google, ele pode até ter uma excelente redação, mas se os usuários não vêm, não clicam.
b) E quando encontram seus anúncios em boas posições não se sentem atraídos pelo conteúdo dele, muito provavelmente por esse não se afinizar com sua busca e por isso o ignoram. Ou porque gostaram mais dos anúncios de seus competidores. Aqui seus anúncios podem estar sendo impressos para a pessoa errada.
Observe então que você tem um problema de qualidade. Seja de posição no leilão de anúncios, seja de redação do anúncio. Precisa resolver isso.
A CTR é um componente do índice de qualidade. Se ela é baixa, o índice também é afetado comprometendo todo o resultado da campanha.
O que é CTR – Como sei que meu índice de CTR está alto ou baixo?
Certamente o que vai definir o alto ou baixo é seu segmento de mercado mais sua experiência com campanhas no Adwords.
Quando gerenciamos continuamente campanhas vamos adquirindo parâmetros de análise que nos ajudam a interpretar esses dados. A sua experiência conta muito!
Existe um cenário micro e macro a ser observado. Então, você vai analisar as campanhas em si e as analisará inseridas num contexto mercadológico.
Existem campanha onde identifico que uma CTR de 2% está baixa. Contudo, para outro cliente, essa pode ser uma CTR alta.
Existem segmentos mais difíceis de se trabalhar no Google outros mais fáceis. Isso deve ser levado em consideração.
O que é CTR – Faça os acertos e verifique os resultados
Por exemplo:
Você possui uma palavra-chave com CTR de 1,5%. Será que isso é bom ou é ruim? Analise a posição dessa palavra-chave. Quando ela é acionada, em qual posição o anúncio desse grupo está. Se você encontra uma posição 4,5, significa que o anúncio está saindo no rodapé da página do Google e isso está comprometendo o valor de sua CTR.
Experimente alguma ação que faça esse anúncio subir de posição. Uma saída é tentar um lance de CPC maior. Teste por 3 dias e valide se a CTR começa a melhorar. A partir dessa experiência você começará a formar um julgamento, pois pode haver melhora ou pode não haver. Mas você vai eliminando as hipóteses e buscando soluções.
Search x Display
Sempre ao analisar as CTR’s separe o modelo de campanha. A performance de Search não será a mesma de Display. Visto que essa última tem um objetivo muito mais de impressão/visualização do que cliques.
Em Display podemos encontrar CTR de 0,50% e a campanha estar cumprindo seu papel.
Qual é a verdadeira importância da CTR?
Palavras-chaves com CTR baixa encarecem a conta. Muitas vezes o lance para uma palavra-chave é maior quando a CTR é baixa. Quem delimita isso é o próprio sistema do Adwords que compara sua campanha com seus competidores e daí traz esse comparativo sinalizando que sua campanha poderia estar melhor. E muitas vezes o preço que se paga é o aumento de CPC e uma posição de anúncio inferior em relação à de seus concorrentes.
CTR mais equilibradas tornam uma campanha de publicidade no Google mais estáveis do ponto de vista de CPC e posição de anúncio. Assim sua campanha não oscilará tanto com a entrada de novos competidores.
O que é CTR – Como melhorar?
Sugestões que lhe ajudarão:
a) Faça testes com lances de CPC e acompanhe.
b) Analise a redação dos anúncios, principalmente os títulos e acompanhe.
c) Torne seus grupos de anúncios relevantes. Palavras-chave e anúncios precisam ser correspondentes. E acompanhe.
d) Use e abuse das extensões de anúncios. O Google adora elas! E acompanhe.
e) Entenda de correspondência de palavras-chave aplicando com critério e acompanhe.
f) Estude as buscas de seu segmento de mercado. Algumas buscas não terão CTR acima de 2% e isso é saudável. É o segmento que determina.
Acompanhe
Não faça alterações em sua campanha de manhã e à noite ou todos os dias sobre as mesmas configurações. Dê um tempo para a análise de dados e daí altere. Dê 3 dias inteiros por exemplo. Isso ajuda o sistema do Adwords a trabalhar por sua conta.
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