[Palavras-chave | Conceito e Prática | Google Ads] p/ Venda de Serviços: Parte III

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Campanhas de Serviços têm o objetivo de conquistar leads.

Geralmente são campanhas menores quando comparadas à campanhas de ecommerce e possuem taxas de conversão maiores.

Como a análise de resultados é baseada na aquisição de leads, uma das métricas mais importantes é o CPA (custo por aquisição).

Por um lado, por serem campanhas geralmente menores, sinto que são negligenciadas pelos gestores no processo de otimização. Pois dão a impressão de serem mais simples. E não são.

Quando não há um tratamento específico para as campanhas de serviços, o resultado é um valor de CPA muito maior do que poderia ser caso houvesse um acompanhamento mais de perto.

Qualificar o Tráfego que entra

Montando sua lista de Palavras-chave para Vender seu Serviço

Em primeiro lugar, antes de montar a lista, você precisa saber sobre:

  1. Tipos de correspondência de palavras-chave => Ampla – “De Frase”- [Exata].
  2. Termos de pesquisa=> É aquilo que o usuário digita no Google.
  3. Negativação de termos=> Não deixar que cliques irrelevantes entrem novamente na conta.

Sobre os Tipos de Correspondência de Palavras-chave

Aprenda a fundo a utilizar os modelos para qualificar seu tráfego.

Todas em Modo Ampla

Tem situações onde, se deixar toda sua lista em modo Ampla, sem uma tomada de decisão, tenho certeza que você pode perder aí uns 40% do seu investimento no Google Ads com cliques irrelevantes para seu objetivo. Mas por outro lado também não adianta travar todas as palavras nos modelos de frase ou exata e não ter cliques.

Logo, você vai testar os modelos em cada palavra-chave da sua lista. E aprenderá com o dia a dia da otimização, até que chegará um momento que validará quais modelos realmente lhe trazem a quantidade de tráfego qualificado que atenda suas necessidades.

Vamos há um exemplo prático:

Existem vários segmentos de mercado onde o usuário usa o mesmo termo de pesquisa para comprar um produto e para adquirir um serviço. Exemplo:

Conserto de geladeiras

No mercado temos tanto quem conserta e repara geladeira quanto os que vendem esse produto.

Se você tem em sua lista de palavras-chave reparo de geladeiras beck em modo ampla (sem sinal) pode ser que as buscas do tipo geladeira beck onde comprar ou preço de geladeira beck, apareceçam em sua conta.

Isso porque a palavra-chave reparo de geladeira beck  atraiu esses termos de pesquisa que são pessoas interessadas em compra. Percebe que altera totalmente o foco da campanha?

Se você trabalhar com a palavra-chave conserto de geladeira, o mesmo princípio. Fora as especificidades que essa palavra vai atrair em questão de tipos de geladeiras. Talvez algumas marca que nem te interessam.

Agora imagine uma lista com 50 palavras em ampla e sem qualquer estratégia implementada. Isso gera um desperdício de dinheiro que não é brincadeira. E falta de resultado, o que é pior. Por isso você carrega a conta $$, tem cliques e não tem leads.

Nesse artigo sobre Os Tipos de Correspondência de Palavras-chave, explico exatamente a diferença entre os modelos.

Palavras Muito Específicas. Quando a Ampla é necessária

Por outro lado, há situações em que a palavra-chave em Frase ou Exata não gera nenhum tráfego. O jeito é apelar para Ampla.

Por exemplo: “conserto de geladeira click”.

Aceite Que o Tráfego Não Será Todo Qualificado

Nesse caso, você precisará encontrar um jeito de alcançar esse público. Seja adotando a palavra conserto de geladeira ou alguma outra variação.

Existem momentos em que não temos opção a não ser trabalhar com uma palavra-chave onde saberemos que parte dos cliques que ela gerar serão desqualificados para nossos interesses. Daí vem a tomada de decisão. Ruim com ela? ou Pior sem ela?

Analise e estime o quanto de tráfego qualificado x desqualificado ela trará. “Bom, essa palavra me traz 75% de cliques bons. Ficarei com ela.”

Comece do Menos para Mais

Quando você percebe, logo de início, que o termo em Ampla atrairá muitos cliques desqualificados, comece com palavras em Frase ou Exata e coloque no CPC manual. E aos poucos vá soltando. Isso lhe permitirá conhecer o valor de CPC do mercado e economizar a medida que estrutura a campanha.

Você precisa testar

Quando falo em testar é aplicar um modo de correspondência por 3 dias e ler os termos de pesquisa. Se o tráfego está muito disperso para aquela palavra, troque a correspondência e teste mais 3 dias.

Sobre os Termos de Pesquisa

É exatamente o que o usuário digita no Google ao realizar uma pesquisa. Um anúncio aparece porque há na conta desse anunciante uma palavra-chave que se relaciona com o termo de pesquisa digitado.

A qualificação de um tráfego começa pela análise de relatório do termo de pesquisa.

Negativação dos Termos de Pesquisa

E é nesse relatório acima que aparecerão os termos digitados no Google e a partir disso você fará a negativação dos termos que não lhe interessam na conta.

Quando você não vence negativar

É essa a questão. Aí é onde entra o saber manipular os modelos de correspondência. Muitas vezes uma palavra Ampla atrai tanta infinidade de termos de pesquisa, que simplesmente não vencemos pela negativação.

A tomada de decisão do que fazer com a palavra-chave é isso.

Organização em Grupos de Anúncios

Segmente seus grupos de anúncio por serviços ou se um serviço gera diversos tipos de busca, segmente por esses tipos de busca.

Esta separação por grupos não é apenas uma questão de organização. Cada grupo tem sua lista de palavra e seus anúncios segmentados por um tema. Isso ajuda o sistema a entender melhor seu negócio. O que favorece uma melhor entrega dos anúncios no leilão.

Preencha o Formulário e Baixe a Apresentação





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