[Criando Campanha | Rede de Pesquisa | Google Ads ] p/ Venda de Serviços: Parte I

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Antes de tudo, porque de ótima performance. Para quem anuncia no Google Ads é importante saber que a associação entre orçamento adequado e campanhas configuradas de acordo com as práticas recomendadas do Google Ads vencem com muito mais facilidade os leilões de anúncios do que aquelas onde esses fatores ficam descuidados.

E vencer o leilão significa aparecer mais e em melhores posições. O que muito vai ajudar suas vendas.

Para esse tutorial vou partir do princípio que você já possui uma conta aberta no Google e que inclusive já tem campanhas criadas. E você pode, com esse tutorial, tanto criar uma nova campanha quanto remodelar a sua já existente.

Começando…

Primeiro Passo: Definindo os critérios da sua campanha
Antes de tudo o que você precisa saber é estruturar uma conta de Google Ads de modo que atenda as práticas recomendadas do Google e também que traga os resultados necessários para seu bolso.

Portanto pense:

Seu objetivo: Conseguir mais leads para seu negócio.

Tipo de campanha que você irá usar: Rede de Pesquisa.

Tipo de anúncio: De texto.

Seu orçamento diário: R$ 100,00. Aqui mora uma característica fundamental. Não deixe o cobertor curto. Se você quer divulgar seu anúncio para o Brasil, precisa ter um orçamento que cubra toda a região. Assim, não faltará orçamento para as regiões mais importantes.
Não deixe uma campanha com menos de R$ 50,00 por dia. A não ser que você tenha poucos cliques por dia ou o valor de seu CPC seja na casa dos centavos ainda.

Quando criamos uma campanha, o sistema do Google Ads vem como padrão o lance de maximizar cliques. Porém, é fundamental você ter um conhecimento sobre sua concorrência no Google. Se for alta, muito provavelmente os lances também serão. Então tome cuidado! É melhor começar com o lance manual e depois de 15 dias você pode tentar o lance inteligente de maximizar cliques.

Extensões de anúncios: Fundamentais para ajudar seu anúncio chamar mais atenção bem como aumentar a CTR.

Segmentação regional: Qual região seus anúncios serão veiculados. Busque configurar por cidade, estado ou país. E lembre-se que seu orçamento precisa cobrir toda a região.

Horários: Quais serão os horários e dias da semana que a campanha rodará. Mesmo processo, se o orçamento for limitado, não deixe 24hs, pois o sistema deixará de entregar os anúncios em horário comercial para ter verba para a madrugada. O mesmo vale para sábado e domingo. Priorize, se tiver que escolher.

Configure as conversões: Você precisa ter as conversões na conta. Primeiro para saber o que vem do Google Ads e segundo, porque as conversões, são métricas utilizadas pelo sistema do Google Ads para ajudar a entregar melhor seus anúncios.

Munidos dessas informações seguimos para a prática:

Configurando a campanha dentro do Google Ads:

Clique no ícone de + para criar uma nova campanha.

Escolha a meta: Leads
Selecione o tipo de Campanha: Pesquisar

Insira a url de seu site e siga para Continuar.


Escolha as Redes. Selecione a Rede de Pesquisa e Desselecione a Rede de Display.

Siga para Locais e Idiomas. Se quiser adicionar uma cidade ou estado vá para Inserir outro Local.

Em público-alvo veja se alguma dessas listas pode ser interessante para seu segmento. Quando você tem um público-alvo selecionado o sistema tentar priorizar entregar os anúncios numa posição melhor para eles. Mas, para essa estratégia funcionar bem temos que estar com os lances inteligentes ativados.

Entre com o orçamento diário e mantenha sua estratégia de lance em Conversões. Mas para essa opção de lance ser favorável você precisará configurar as conversões na conta.

Sobre as extensões. Não faremos a criação agora. Só depois de termos os grupos de anúncios montados. Siga para Salvar e Continuar.

Grupo de anúncio + palavras-chave:

Atenção: Pense, nesse momento, em apenas um dos serviços que você deseja lançar na campanha. Não misture. Coloque o nome do grupo de anúncio de apenas um de seus serviços e insira as palavras-chave correspondentes a esse serviço.
Deixe para criar os próximos grupos depois. Vá para Salvar e Continuar.

Crie um anúncio para esse  grupo de anúncio criados na etapa anterior.
Coloque a url da página de destino e insira aproximadamente 15 títulos e 04 descrições “desse serviço”.
Essa nota que ele dará, teste melhor no processo de otimização nos próximos dias.

Salvar e Continuar

Revise e Publique. Depois vamos inserir as extenções.

Vamos criar os próximos grupos. A ideia é que você tenha um grupo para cada serviço. Se existe 3 serviços que deseja anunciar, então terá 3 grupos de anúncios. Um para cada. Vamos criar mais um grupo de anúncio.

Clicando em +, o sistema irá pedir para você criar + um anúncio e inserir as palavras-chave.

O que você precisa ter bem claro é a separação dos serviços entre os grupos de anúncios. Isso leva mais relevância para sua campanha e ajuda o sistema a entender melhor suas informações.

O que ficará faltando agora em sua campanha, são as extensões, a configuração das conversões e listas de público-alvo.

Para não ficar extenso esse tutorial. Irei dividir em duas partes. 🙂

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