[Google Ads] Tipos de Metas : Vendas, Leads, Tráfego do Site e Outras

 em Artigos, Formatos, Google Ads

Sobre as metas de Campanha no Google Ads

 As metas de publicidade da qual trataremos aqui, não é um assunto conceitual. É prático.

 Um recurso disponibilizado pelo Google Ads no qual  trabalha a favor do nosso objetivo de marketing.

 Você tem um objetivo de marketing ao criar uma conta no Google Ads, certo? Vender mais, mais leads, etc.

 O sistema precisa dessa informação. E para tudo ficar organizado, ele enquadrou os objetivos de marketing dos anunciantes em 7 tipos de metas.

 Ao criar uma campanha você deverá optar por uma entre essas 7 metas.

 Essa escolha da meta no começo da criação da campanha ajuda a ferramenta direcionar recursos específicos que estarão relacionados a esse objetivo.

 Logo que você delimita sua meta de negócio, o próprio sistema lhe recomenda as campanhas afins com essa meta.

 É fundamental entender o que você quer conseguir com uma campanha de Google Ads. Mais importante ainda é ir além das metas de vendas e leads.

Muitas vezes uma campanha de alcance e reconhecimento de marca vão ajudar você a vender mais a médio e longo prazo de forma mais sustentável.

 Com o tempo aprendi que essa configuração de meta não é somente um passo a passo sem sentido.

 Quando se alinha a escolha da meta com os recursos inteligentes da plataforma do Google Ads, o sistema fica orientado a trabalhar para você, pois, juntamente com a configuração da campanha, ele entende seu objetivo e faz uma entrega de anúncios no leilão que corresponda a tudo isso.

 E, fundamentalmente, ele precisa dessa informação para aprimorar seu aprendizado de máquina, que aos poucos vai entendendo seu produto, nicho de mercado e público-alvo. Sim, o algoritmo do Google Ads consegue ter esse entendimento. Não é rápido.

 Em resumo, ele vai atrás do clique/impressão que traga o objetivo da meta determinada.

Seguem os tipos de metas

1ª Meta: Vendas

2ª Meta: Leads

3ª Meta: Tráfego do Site

4ª Meta: Alcance e Reconhecimento da Marca

5ª Meta: Consideração de produto e Marca

6ª Meta: Promoção de App

7ª Meta: Visitas a Lojas Locais e Promoções

 Como o sistema entende o objetivo de cada meta de publicidade

Lembre-se que precisamos alinhar cada meta com as configurações recomendadas para cada campanha.

 1ª Meta: Vendas

 Para todos que precisam gerar vendas online: em commerces, aplicativos, vendas por telefone.

O sistema é preparado para atrair visitantes para seu site que estejam num processo de pesquisa mais maduro. Ele analisa comportamentos anteriores de compra desses mesmos visitantes. E quando encontra um perfil mais propenso a realizar uma compra, oferece o anúncio numa posição melhor e com mais recursos (extensões de anúncios).

Usuários que não estão propensos a compra, ele até entrega o anúncio, contudo jogará lances menores e uma posição não tão privilegiada ou então nem o apresenta.

 2ª Meta: Leads

 Seu negócio precisa de leads, ou seja, envio de orçamentos e contatos através do formulário do seu site. Também, contatos através do chat ou botão do whatsapp.

Um contato telefônico também é considerado lead para o sistema, denominado Lead de Chamada.

 Veja como isso é importante.

 Quando o sistema identifica que um usuário, que fez uma busca no celular por seu serviço, com propensão a fazer uma ligação, seu anúncio será apresentado com relevância em posição e recursos.

 O objetivo do sistema é fazer  esse usuário ligar para você.

 O mesmo vale para os contatos via whatsapp ou formulário.

 3ª Meta:: Tráfego do site

 Quanto mais o tráfego qualificado cresce  para seu site, mais oportunidades de negócio você terá.

 Engraçado que muitos nem pensam nisso. Parece óbvio, não?

 Mas a grande parte dos anunciantes pensa em termos de Leads e Vendas. No entanto, se você tem um produto em lançamento e que ainda tem demanda baixa para ele por alguma razão, levar as pessoas ao seu site e ensiná-las do que se trata seu negócio irá criar uma educação com engajamento para seu produtos/serviço.

 Se você usar essa meta, o sistema irá atrás do usuário com propensão a clicar no anúncio. Não só isso, quanto mais o sistema aprender sobre seu negócio, mais ele irá atrair cliques afins com isso.

Então, campanhas de tráfego são excelentes para aqueles que precisam contar um pouco mais sobre sua proposta de valor.

 A função é atrair tráfego qualificado em escala ou não para seu website.

 4ª Meta:: Consideração de produto e marca

 Essa meta traz consigo a oportunidade de levar usuários que estão avaliando as oportunidades no mercado para aquisição de um produto ou serviço.

 É aquilo que todos nós fazemos: Quero comprar um notebook, fico entrando no Google e pesquisando o que tem de ofertas. Uma análise do melhor custo-benefício.

 O sistema do Google Ads, ao reconhecer esse perfil, apresentará seus anúncios em melhores posições ou em um contexto que atraia a visita dessa pessoa ao seu site/app. Quando falo de anúncios, passamos por todos, vídeo, texto e banners.

 Ele incentivará esse perfil de usuário a saber um pouco mais sobre seus produtos/serviço/marca.

 Você ficará na lembrança da pessoa, assim passará a ser considerado o tempo todo durante a jornada da busca de um notebook, por exemplo.

 5ª Meta:: Alcance e reconhecimento de marca

 Tudo começa por aqui. Todo negócio, marca, produto e serviço precisa de uma campanha de alcance e reconhecimento de marca.

 Essa meta tem como objetivo atingir novos usuários através do alcance e trabalhar o reforço de marca junto a esse público.

 Duas condutas em uma ação. Atinge novas pessoas e às relembra que você está no mercado para quando ela precisar.

 Fundamental não?

 Promoção de App

 A Meta de promoção de App é bastante objetiva. Vai conduzir os anúncios para encontrar quem pode instalar e agir no seu app.

 É uma meta que pensa em app full time. Ou seja, pensa no público do mobile. O algoritmo sabe que precisa ser dinâmico e ágil.

 Visitas a lojas locais e promoções

 Aqui teremos uma ação para promover as lojas físicas. Essa meta tem a proposta de usar o online para levar potenciais visitantes para o off-line.

 Seja um supermercado, uma loja de roupas ou mesmo um restaurante. Vai ajudar a quem está próximo ao seu negócio, te encontrar.

 Criar uma campanha sem meta

 Escolha uma meta. Aprenda a trabalhar junto com o sistema. Ao escolher uma meta, a ferramenta já te apresenta as configurações necessárias para que seu objetivo seja atingido.

 Sua campanha estará inserida numa meta e isso fará a diferença.

 

Postagens Recentes