fbpx
 em Artigos, Dados e Medição, Merchant Center, Posicionamento de marca/produto, Varejo

Insights de mercado do Google Merchant Center

(Os relatórios que poucos conhecem)

O que é

Um programa encontrado dentro do Merchant Center que permite a visualização dos relatórios a seguir:

Competitividade do preço
Itens mais vendidos

Uma forma dos comerciantes conseguirem acessar dados de mercados e adquirir insights para gerir os produtos de sua loja em relação a itens e preços.

E digo: os relatórios são bons.

Relatório de competitividade do preço

Apresenta um comparativo entre seus preços e de seus concorrentes para os mesmos produtos vendidos.

Quais informações apresenta

O relatório expõe 4 faixas de identificação de comparativo de preços

a.Acima do preço de mercado
b.Dentro do preço do mercado
c.Abaixo do preço de mercado
d.Não há preço de mercado

Em uma tabela logo abaixo você poderá agrupar a classificação por:

a.Produto
b.Categoria
c.Marca
d.Tipo de produto

E para cada tipo de produto você também poderá clicar e ter mais um filtro desses dados. Um refinamento bem interessante para entender a prática de preços no mercado.

Com ele você pode

Entender onde tem mais vantagens nos preços e definir uma estratégia mais agressiva no Shopping e em outras campanhas de mídia.

Outro cenário é ver a possibilidade de deixar os preços mais competitivos. E se isso não for possível, aprimorar a comunicação de vendas para esses produtos onde o preço não será o principal apelo para venda.

Esse comparativo é construído através do GTIN dos produtos pelo sistema do Merchant.

E todo o cálculo é baseado em dados coletados de um a sete dias antes da criação do relatório. Quanto mais os produtos tiverem procura (cliques), mais chances terão de participar do comparativo.

Relatório mais vendidos

Esse é um tanto curioso.

O relatório apresenta os produtos com melhor desempenho nos anúncios do Shopping e indica se estão no seu feed.

Meio que uma pesquisa de produtos no mercado que está tendo mais saída. Não terão haver com os produtos que você está comercializando pelo feed de dados.

A proposta aqui é outra. É mesmo mostrar os produtos mais vendidos no Google Shopping de diversos setores e região.

Você poderá aplicar alguns filtros interessantes:

País (O Brasil ainda não aparece)
Categoria
Faixa de preço
Título do produto

Bastante útil. Principalmente o filtro de categoria.

Para quem é mais de vanguarda, vale a pena selecionar EUA e alguma categoria para entender como anda o mercado lá e construir para cá uma tendência. Moda é algo que pode ser bem relevante. Itens de beleza também.

Tem uma guia por marcas. Você seleciona a categoria de mercado e verá como as marcas estão competindo por lá nos EUA como exemplo.

Mesmo ainda não tendo o Brasil vale à pena estudar. Acredito que logo disponibilizarão dados da nossa região.

Pesquisa marcas lá fora

Observe a coluna Classificação por popularidade. A pesquisa é feita sobre itens vendidos. Dá para conhecer os top 5 das regiões por indústria.

Uma pena que não há uma estatística tão elaborada assim para o setor de serviços. Quem sabe numa outra plataforma da Google isso não surja.

Como ativar os relatórios no Merchant



1.Faça login no Merchant center.
2.Dentro da sua área do Merchant vá em gerenciar programas e clique em participar no Insights de mercado.
3.Leia os termos do programa. Após o aceite a ativação se conclui.

Importante lembrar que somente logins com permissão de admin conseguem ativar esse programa. Caso contrário o link de “crescimento” ficará oculto.

Como acessar os relatórios

1.Login no merchant center
2.Ir para seção de menu a esquerda
a.Crescimento e logo verá os dois links de relatórios.

Deixe um Comentário