Termos de Pesquisa no Google Adwords

Dentro do contexto do refinamento das palavras-chave temos um dos mais valiosos recursos disponibilizados pela plataforma Google Adwords: os Termos de Pesquisa.

Se uma lista de palavras-chave é a estrutura básica da Rede de Pesquisa, os termos de pesquisa são o chão dessa estrutura.

Leia também:

Como Montar uma Campanha de Google Adwords para Serviços

Palavras-chave Negativas no Google Adwords

Palavras-chave x Termo de Pesquisa

A palavra-chave é o que liga a pesquisa no Google ao anúncio da empresa.

O Termo de Pesquisa é a própria pesquisa no Google. E isso muitos não sabem.

O que o usuário digita no Google é o próprio termo de pesquisa que será associado  às palavras-chave que um conjunto de anunciantes estarão usando naquele instante para terem seus anúncios apresentados a essas pesquisas correspondentes.

Clareando mais ainda. Uma pesquisa digitada no Google não é uma palavra-chave como muitos pensam. E sim um termo de pesquisa.

Onde encontrar os termos de pesquisa

Termos de Pesquisa do Google Adwords
A negativação de palavras desqualificadas acontecerá pela análise desse relatório.

A utilização do relatório de termos de pesquisa e verificação quase que diária vai mostrar dados de mercado, que não só ajudarão no aumento da qualidade de campanhas, bem como o entendimento de como o seu público-alvo busca e pesquisa.

É esse relatório que mostrará como suas palavras estão funcionando em suas campanhas.

Também apresentará novos insights para criação de palavras-chave até então desconhecidas.

É sua pesquisa de marketing gratuita.

Melhore sua experiência

Filtre alguns dados por tipo de dispositivo.

Termos de Pesquisa do Google AdwordsVeja qual palavra-chave está atraindo determinada busca. 

No ícone de coluna, inclua a guia Palavra-chave que fica em Atributos.

Termos de Pesquisa do Google Adwords
E passe a entender exatamente como cada palavra-chave contribui para o crescimento ou decadência de sua campanha. Decadência é forte, né?! É que não me vem outro termo agora.

Refinamento das palavras x custo de campanha

Uma ligação direta. Nesse artigo falamos sobre os tipos de correspondência de palavras e o processo de negativação de termos. Agora aqui falamos do conceito dos termos de pesquisa.

Esses três conceitos são prioridades para a qualificação de sua lista de palavras. Qualificação é aumento de produtividade. Quanto mais cliques qualificados mais assertividade nas conversões e mais economia de verba já que você não gastará dinheiro com buscas irrelevantes (cliques desqualificados).

É muito comum ao começarmos o trabalho de gestão de campanha com novos clientes haver um aumento de vendas ou de orçamentos dentro da empresa justamente por conta desse refinamento de cliques.

Campanhas que acabam de entrar chegamos a ver uma perda de até 70% de cliques desqualificados. Ou seja, se você põe R$ 1.000,00 no Google Adwords, R$ 700,00 estão indo para o esgoto. É duro, mas é a realidade.

Termos de Pesquisa para e-Commerces

Em e-commerces onde a busca por cada produto é feita de forma infinita isso é muito real. Veja um exemplo.

Você vende esse produto:  motor para portão. E tem isso como palavra-chave. Sabe quantos modelos de motores existem no mercado? Pois é, os usuários também. E daí alguém vai digitar no Google:  motor para portão z2578 porta de rolar. E daí (na redundância mesmo) minha pergunta: Você vende esse modelo?

Ah… eu vendo roupas femininas. Como ficaria, Madara?

Você tem uma palavra-chave saia preta social. A usuária vai digitar no Google:  saia de pregas curta preta. É esse o modelo que você tem em seu estoque?

E no meu caso, trabalho com serviço de buffet infantil… Vamos lá. Você tem na sua conta a palavra: buffet infantil zona sul. O usuário vai digitar:   barraca de crepe buffet infantil.  Você tem esse?

Eu vendo teclados. Minha palavra é teclado nord. O usuário pesquisou  teclado nord 4d 6w61. “ Eita! Não tenho esse modelo. Acho que vou por no meu estoque, pois teve bastante procura.” Esse foi ligeiro!

Então o conhecimento dos termos de pesquisa é tão importante quanto as palavras-chaves. E lhe dará sustentação para identificar as reais necessidade do mercado.

Se você não sabe ainda o que seu público-busca, trabalhe com palavras amplas e termos de pesquisa por um tempo estipulado. Isso é estratégico. E a partir disso construa listas eficientes e reveja seus ítens de produtos.

Você está oferecendo o que o mercado está buscando? Ninguém busca por seu produto. Será que você precisa construir sua demanda?

Marketing!

Gostou do artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários.

Estamos também no Facebook e LinkedIn.

Leave a Comment