Um dos processos mais importantes para se aprimorar as campanhas dentro do Google Adwords é a negativação de palavras-chave.

Uma campanha de Google Adwords tem como base, para a entrega de anúncios, a lista de palavras-chave. É através dessas palavras que conseguimos fazer com que as pessoas que buscam produtos e serviços no Google encontrem nossos anúncios.

Se temos uma palavra-chave em nossa lista dentro de uma campanha e alguém a digita no Google, nosso anúncio deverá aparecer.

Mas o cuidado na administração de campanhas de adwords deve começar por aqui. Nesse artigo nós explicaremos o conceito de um tipo de correspondência de palavras-chave tão fundamental para se construir uma lista forte.

Leia também:

Opções de Correspondência de Palavras-chave

Como Montar uma Campanha de Google Adwords para Serviços

Correspondência negativa

A correspondência de palavras-chave negativa é um dos modelos de correspondência que controla para que tipo de busca nosso anúncios deverá aparecer. É um dos filtros que qualifica nosso público-alvo.

Exemplo:

Se em nossa lista tivermos a seguinte palavra serviços de contabilidade em correspondência ampla a mesma poderá atrair as seguintes busca no google:

– serviço de contabilidade gratuito

– contabilidade para advogado

– manual de contabilidade

– contabilidade e auditoria

Esse são os termos de busca. A partir dessa resposta de campanha devemos negativar os termos que não nos interessam.

– gratuito

– manual

– auditoria

Uma vez negativados, nossos anúncios não mais aparecerão para quem digitar qualquer palavra que contiver esses termos.

Filtro de público-alvo

Quando conseguimos eliminar, através desse processo cliques indesejáveis sobra mais dinheiro para ser usado para cliques qualificados.

Sendo assim, o retorno de investimento (ROI) aumenta consideravelmente atraindo mais oportunidade de negócios para nossa empresa.

Como é feito

Vamos ver como podemos negativar palavras desnecessárias.

Com a guia de lista de palavras-chave selecionada, escolha um período de análise e vá para a guia Termos de pesquisa. 

Palavras-chave negativas do Google Adwords

Palavras-chave negativas do Google Adwords
Palavras-chave negativas do Google Adwords

Essa lista de Termos que você está vendo é exatamente o que as pessoas digitam no Google.

Identificando os termos com palavras que não são qualificadas para sua conta, selecione-as e clique em adicionar como palavra-chave negativa. 

Palavras-chave negativas do Google Adwords

Aqui você poderá adicionar uma a uma em nível de campanha ou grupo de anúncio ou passá-las para sua lista de palavras negativas.

Palavras-chave negativas do Google Adwords

Feito isso essas palavras não mais o incomodará.

Como o sistema trata isso

O sistema do adwords entenderá que quando algum usuário digitar no Google manual dos serviços de contabilidade, nosso anúncio não será exibido pois o termo manual travará essa exibição.

Criando lista de palavras-chave negativas

Um método que recomendamos bastante é fazer esse processo a partir da criação de listas de palavras-chave negativas.

A criação parte do ambiente da biblioteca compartilhada – palavras-chave negativa da campanha.

Palavras-chave negativas do Google Adwords

Palavras-chave negativas do Google Adwords

Criada a lista você deverá aplicá-las às suas campanhas ou grupos de anúncios.

Palavras-chave negativas do Google Adwords

Cuidados

Observe que no momento da negativação de termos as palavras encontram-se em modo de exata.

Essa tela corresponde exatamente ao momento em que você seleciona os termos.

Palavras-chave negativas do Google Adwords

Lembre-se de entender como você quer negativá-la. Quer a palavra em exata? Ou quer apenas negativar algum dos termos?

Também cuide para não negativar palavras que podem contribuir para a soma de outras e com isso bloquear palavras importantes.

Um exemplo:

Tenho a palavra-chave serviço de contabilidade.

Um usuário pesquisou no Google preço de manual de contabilidade e isso acionou seu anúncio e consequentemente apareceu em sua lista de termos pesquisados.

Você decide negativar preço e manual.

Porém no dia seguinte um usuário digitará preço de serviço de contabilidade e seu anúncio não será acionado. Dessa forma você poderá perder uma oportunidade de negócio.

Isso é bem comum de acontecer.

Capriche na otimização

Fazer boas campanhas em Google Adwords requer tato e cuidado. O refinamento de palavras-chave é o fundamento de campanhas lucrativas.

Aplicar a correta correspondência e criar consistentes listas de palavras-chave negativas garantem que o público-alvo seja atingido. Para sua felicidade ou a de seu cliente.

Quais são suas maiores dificuldades na hora de criar uma campanha no Adwords? Conta pra gente nos comentários!

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