Opções de Correspondência de Palavras-Chave

Um dos principais conceitos sobre as palavras-chave dentro do Google Adwords para campanhas de Rede de Pesquisa trata das opções de correspondências de palavras-chave.

O sistema do Adwords classifica em 5 tipos de correspondência de palavras-chave:

  1. Correspondência ampla
  2. Correspondência de frase
  3. Correspondência exata
  4. Correspondência modificada ampla
  5. Correspondência negativa (será tratada em artigo separado)

Veja também:

O que é Google Adwords

Vídeo: Uma Abordagem Sobre Anúncios no Google

Porquê existem essas opções de correspondência de palavras-chave?

Tendo em vista que o modelo de propaganda do Google para sua principal plataforma de busca que é a Rede de Pesquisa é a de palavras-chave, vê-se a necessidade de afinar as buscas dos usuários x entrega de anúncios.

Os anunciantes possuem objetivos diferentes. Alguns pretendem conhecer a resposta do mercado para seu produto em nível nacional e para diversos tipos de públicos. Outros necessitam de um filtro maior sobre para quem seu anúncio irá ser exibido e ainda outros precisam naturalmente de menos tráfego no caso de produtos de nicho.  

O controle do que é exibido e para quem é exibido é feito através da configuração dos modelos de correspondências de palavras-chaves na Rede de Pesquisa.

Para que servem essas opções de correspondência de palavras-chave?

As correspondências de palavras-chave servem como um filtro para que o anunciante evite gastos desnecessários. Anunciar no Google não é uma rédea solta. Entender o que seu público busca é fundamental para equilibrar o orçamento da conta.

Muitas vezes quando o anunciante se depara com uma situação do tipo: “Coloquei R$ 1.000,00 de crédito e em uma semana tudo foi embora e não tive o mísero resultado. Essa publicidade não funciona”. Conclui.

Não, não. O que faltou, além de outras configurações, foi a aplicação correta desses atributos.

Correspondência de palavras-chave são sinais aplicados às palavras-chave que servem como  comandos enviados ao sistema do Adwords para qualificar o tipo de busca no qual o anúncio deverá aparecer.

Opções de correspondência de palavras-chave:

Correspondência ampla

Exemplo de palavra-chave: aula de música

Essa opção determina que todas as buscas correspondentes diretas e indiretas a essa palavra poderão acionar seus anúncios. Nessa categoria entram buscas como sinônimos, erros de português, pesquisas relacionadas e outras variações. E põe variação nisso. Aí mora o perigo.

Se o usuário digitar, por exemplo, aula de música gratuita, seu anúncio poderá aparecer.

Se digitar, aula de música digital,  seu anúncio também poderá aparecer.

Se digitar, festival de música, seu anúncio também poderá aparecer.

Se digitar, aprender canções sertanejas, seu anúncio também poderá aparecer. Oh Céus…

Correspondência de frase

Exemplo de palavra-chave: “aula de música”

Essa opção determina que todas as buscas que contiverem essas palavras e variações próximas nessa ordem poderão acionar nossos anúncios. Também se houver um acréscimo de palavra antes ou depois desse termo, o anúncio poderá ser exibido.

Exemplos de buscas que poderão exibir seus anúncios:

  • aula de música em fortaleza
  • comprar aula de música pela internet
  • ver aula de músicas no youtube
  • quero dar aula de música na europa

Nesse modelo você receberá cliques mais qualificados, contudo mais restritos a essas palavras. O que pode limitar sua exposição para possíveis palavras usadas pelos usuários que você ainda não conhece e que poderia conhecer usando uma correspondência ampla.

Correspondência exata

Exemplo de palavra-chave: [aula de música]

Aqui a exatidão entra na fita. Seu anúncio somente será exibido para quem busca aula de música. Cabe uma variação bem sutil como um acento a mais ou menos.

Quando usar:

  1. Para casos onde você tem orçamento bem restrito e precisa aproveitar todos os cliques.
  2. Outra situação é um produto que dá margem para muitos tipos de busca. Convém aplicar o modelo de exata.

Correspondência modificada ampla

Amamos essa.

Exemplo de palavra-chave: +aula de +musica

O comando é o seguinte: “Adwords só apresenta meu anúncio quando alguém digitar algum termo que contenha aula e música.” O comando é o sinal de + colado à palavra.

O que vai atrair de buscas:

  • aula gratuita de música
  • aula de sanfona e música latina
  • aula de música gospel
  • baixar aulas em pdf de músicas hip hop

Esse modelo é um recurso muito rico de estrutura de palavras-chave. Pois conseguimos entender o comportamento de pesquisa de nossos usuários diante daquilo que vendemos sem tanta restrição quanto uma de frase ou exata.

Como saber qual modelo de correspondência de palavras-chave adotar?

Conhecendo bem essa estrutura. Senão vai passar aperto. Uma das principais estratégias na construção de listas de palavras-chave eficiente é a aplicação desses modelos.

E o modelo de publicidade em Search é totalmente baseado no marketing das keywords. As palavras-chave são nossos criativos num Display, por exemplo ou o comercial da TV.

Uma vez tendo isso estudado, sua aplicação pode começar restringindo um pouco sua lista com o comando + nas palavras. E daí com a observação dos relatórios de Termos de Pesquisa, qualificar sua estratégia.

Mas o que não fazer?

Criar sua lista de palavras, soltá-las no Adwords e esperar as vendas acontecerem. Necas. Nâo vai rolar amigos.

Se você conseguir observar seus cliques com intervalo de 3 dias inteiros como estatística, conseguirá aprimorar essas técnicas e entender o que de fato faz sentido para seu negócio.

Posso ter em uma lista de palavras uma combinação de várias correspondências?

Sim, claro. Você notará como o CPC mudará quando cada palavra é tratada com um modelo de correspondência.

Aplique e observe.

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