Crescimento do marketing digital no Brasil Dados de mercado 2017

Marketing digital – Em artigo do Meio & Mensagem de 03/04/2017 encontrei uma informação de fundamental relevância para o mercado de agências digitais e demais interessados.

Hoje no cenário brasileiro, de acordo com a pesquisa feita pela empresa Bain & Company no final de 2016, apenas 18% do investimento em publicidade das empresas brasileiras é direcionado para mídias digitais. Em 2015 esse investimento chegou a 8 bilhões, sendo a expectativa chegar a 16 bilhões até 2020.

Veja também:

A População Digital no Brasil

Mercado Fitness no Brasil

Crescimento do marketing digital no Brasil

Agora vem as diferenças.

Nos EUA e Reino Unido o investimento corresponde a 33% e 51% respectivamente. Então, temos Brasil com 18% de investimento em mídias digitais e Reino Unido 51%.

O que o artigo explica e realmente faz total sentido são dois pontos. De acordo com a Bain & Company o motivo para o não investimento das empresas no marketing digital é a baixa penetração na internet da população brasileira. Mas a empresa vai mais a fundo e esclarece que, visto a influência da internet na população e o número de pesquisas online antes de cada compra, perceberam que não é somente esse fator que influencia.

Ficou claro para a empresa que o marketing digital ainda é tido como algo complexo frente ao marketing tradicional aos anunciantes. Visto que a demanda de análises de dados e compreensão dos diversos canais do marketing digital é muito maior.

Luciana Batista sócia da empresa Bain & Company coloca claramente que o ambiente digital exige habilidades analíticas e as equipes das empresas ainda não estão preparadas para lidar com essa mudança.

A pesquisa mostra que no Brasil e EUA os segmentos que mais anunciam no digital são varejo (R$ 8,5 bilhões somando os dois países), serviços (4,9 bilhões) e higiene pessoal e beleza (R$ 4 bilhões).

Segundo Luciana, em relação aos EUA o Brasil está muito atrasado na personificação das ofertas e o que dificulta esse ponto é a falta de investimento na área de dados.

O artigo aponta que as empresas precisam passar a entender o mix de oportunidades que o digital traz e escalar os budgets para os canais que permitam atingir suas metas.

Crescimento do marketing digital no Brasil – dados

Vou transcrever o gráfico do artigo da M&M pois os dados são importantes

Marketing digital – Evolução do investimento em mídia no Brasil (em R$ bilhões)

201220152020*Canais
4                      8                         16                            Digital
192429TV
767Impressa
334Rádio


*Projeção

Gaps dos drivers de publicidade digital entre Brasil e EUA

EUABrasil
Publicidade Digital (Penetração % investimentos totais)         33%       18%
Internet (Penetração % da população)81%56%
Shoppers Digitais (Penetração % da população)76%50%
Mídia Social (Penetração % da população)56%42%

Dados de 2015
Fonte: eMarketer

O que pensar sobre o crescimento do marketing digital no Brasil?

– Do total de investimentos em publicidade dos EUA, 33% vai para o digital.
– Estamos 15% atrás dos EUA em Mídia Social.
– 56% da população brasileira está na internet. Praticamente a metade. O copo está cheio ou está vazio?
– E somente 12% dos que estão na internet não estão nas mídias sociais. Nós gostamos de mídias sociais. Provado.

Fonte Meio: & Mensagem 03/04/17

Leave a Comment