Google Shopping

Toda vez que você acessar a página de pesquisa do Google e lá encontrar anúncios em fotos e textos significa que você estará vendo os anúncios do Google Shopping.

Para varejo

Para ter seus anúncios expostos nessa área é necessário que você possua um ecommerce com meio de pagamento. Não pode ser um catálogo virtual com a exposição de seu inventário, porém sem possibilidades de compra online.

Merchant Center

É através da configuração da plataforma do Merchant Center que os anúncios poderão ser administrados pelo Google Adwords.

Você precisará extrair um feed de dados do seu ecommerce e subi-lo para o Merchant Center. O arquivo de feed de dados deve seguir um padrão obrigatório do Google.

Muitas lojas de ecommerce hoje, aquelas que você pode alugar e adequar o layout e comunicação à sua marca, já possuem suporte para extração de feed de dados. O feed de dados é um arquivo XML que contém todo o inventário de produtos de sua loja virtual.

Também é por essa plataforma que você saberá se seus produtos foram aceitos. A política do Google Shopping é bem severa em termos de qualidade de informações nos ecommerces. Imagens, preços, tempo de carregamento de página, endereço no site, informações da empresa, fretes e descontos estão entre as informações que o Google avalia criteriosamente para aprovar seus produtos, podendo reprovar quando algum produto não atende suas diretrizes ou até suspender sua conta do Merchant Center caso note algo mais crítico.

Por isso oriento a ler cuidadosamente esse artigo do Google para ver se seu ecommerce está adequado.

Qual o custo dos anúncios do Google.

O valor de um CPC, como na Rede de Pesquisa.

Após ter sua conta no Merchant Center validada, você poderá criar os anúncios dentro do Google Adwords. Saiba que ter uma conta no Merchant Center não fará com que seus anúncios sejam veiculados no Google, será necessário que você crie uma campanha de Google Shopping dentro da plataforma do Google Adwords.

A criação da campanha é bem simples e o Google tem um passo-a-passo em seus guias de suporte. O mais chato mesmo é conseguir subir o feed de dados para o Merchant.

Os anúncios são criados automaticamente pela plataforma do Google Adwords. Dentro do Sistema você irá vincular o feed de dados do Merchant à sua conta do Adwords e salvar a campanha, mas nem tudo são flores.

Você tem um varejo e acredita que veicular seus anúncios pelo Google Shopping poderá aumentar as vendas. Sim e não, pois apesar do CPC do Shopping ser menor em muitos casos do que o da Rede de Pesquisa não necessariamente mostrará que você irá vender mais que a Rede de Pesquisa.

É importante abrir a campanha e acompanhar sua performance. Dependendo do seu ramo de atuação seus concorrentes no Shopping podem ser as grandes marcas que possuem maior competitividade que você nos mesmos produtos. Daí você terá muitos cliques e baixa conversão.

Os usuários usam muito o Shopping para pesquisas e por isso o número de cliques costuma ser generoso.

Analise seu cenário primeiro, mas vale à pena sim aproveitar essa outra modalidade de anúncios Google.

Leave a Comment