Crescimento do marketing digital no Brasil Dados de mercado 2017

Em artigo do Meio & Mensagem de 03/04/2017 encontrei uma informação de fundamental relevância para o mercado de agências digitais e demais interessados.

Hoje no cenário brasileiro, de acordo com a pesquisa feita pela empresa Bain & Company no final de 2016, apenas 18% do investimento em publicidade das empresas brasileiras é direcionado para mídias digitais. Em 2015 esse investimento chegou a 8 bilhões, sendo a expectativa chegar a 16 bilhões até 2020.

Agora vem as diferenças.

Nos EUA e Reino Unido o investimento corresponde a 33% e 51% respectivamente.

Então temos Brasil com 18% de investimento em mídias digitais e Reino Unido 51%.

O que o artigo explica e realmente faz total sentido são dois pontos.

De acordo com a Bain & Company o motivo para o não investimento das empresas no marketing digital é a baixa penetração na internet da população brasileira. Mas a empresa vai mais a fundo e esclarece que, visto a influência da internet na população e o número de pesquisas online antes de cada compra, perceberam que não é somente esse fator que influencia.

Ficou claro para a empresa que o marketing digital ainda é tido como algo complexo frente ao marketing tradicional aos anunciantes. Visto que a demanda de análises de dados e compreensão dos diversos canais do marketing digital é muito maior.

Luciana Batista sócia da empresa Bain & Company coloca claramente que o ambiente digital exige habilidades analíticas e as equipes das empresas ainda não estão preparadas para lidar com essa mudança.

A pesquisa mostra que no Brasil e EUA os segmentos que mais anunciam no digital são varejo (R$ 8,5 bilhões somando os dois países), serviços (4,9 bilhões) e higiene pessoal e beleza (R$ 4 bilhões).

Segundo Luciana, em relação aos EUA o Brasil está muito atrasado na personificação das ofertas e o que dificulta esse ponto é a falta de investimento na área de dados.

O artigo aponta que as empresas precisam passar a entender o mix de oportunidades que o digital traz e escalar os budgets para os canais que permitam atingir suas metas.

Vou transcrever o gráfico do artigo da M&M pois os dados são importantes

Evolução do investimento em mídia no Brasil (em R$ bilhões)

2012

2015

2020*

Canais

4                      

8                         

16                            

Digital

19

24

29

TV

7

6

7

Impressa

3

3

4

Rádio


*Projeção

Gaps dos drivers de publicidade digital entre Brasil e EUA

 

EUA

Brasil

Publicidade Digital (Penetração % investimentos totais)         

33%       

18%

Internet (Penetração % da população)

81%

56%

Shoppers Digitais (Penetração % da população)

76%

50%

Mídia Social (Penetração % da população)

56%

42%

Dados de 2015
Fonte: eMarketer

O que pensar ?

– Do total de investimentos em publicidade dos EUA, 33% vai para o digital. 
– Estamos 25% atrás dos EUA em Mídia Social.
– 56% da população brasileira está na internet. Praticamente a metade. O copo está cheio ou está vazio? 
– E somente 12% dos que estão na internet não estão nas mídias sociais. Nós gostamos de mídias sociais. Provado.

Fonte Meio: & Mensagem 03/04/17

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