Como Montar uma Campanha de Google Adwords para Serviços

Campanhas de Google AdwordsA plataforma do Google Adwords tem algumas particularidades que acabam se repetindo em vários modelos de campanhas.

De uma maneira geral, para quem deseja estruturar uma campanha de Search para serviços precisa compreender como são distribuídas as principais informações dentro dessa plataforma.

Uma conta Google Adwords  tem a seguinte estrutura:

Estrutura de uma conta Google Adwords

Campanhas de Search passam por isso, exceto as de Anúncios Dinâmicos de Rede de Pesquisa – DSA. Entenda esse modelo e depois encaixe a estrutura do seu negócio nisso.

Então temos:

Campanhas: Ambiente que comporta as configurações da campanha, os grupos de anúncios, os anúncios, as palavras-chave e por fim as extensões do anúncios.

Grupo de anúncio: Contém o conjunto de anúncios, extensões e palavras-chave.

Organizando as campanhas

Cada grupo de anúncio deve conter categorias especificas de produtos ou serviços. E é aí onde muitos erram. 

Exemplo prático

Sou gerente de uma empresa de recursos humanos e em meu portfólio tenho três serviços:

     a) Descrição de cargos e salários.
     b)  Pesquisa de clima organizacional.
     c)  Avaliação de desempenho.

Farei essa campanha para o Estado de SP e quero oferecer essas três categorias de serviços.

Sendo assim, vou criar uma campanha de Rede de Pesquisa com as configurações necessárias e nela entrarei com esses 3 grupos de anúncios. Cada grupo de anúncios será correspondente a um serviço com seus anúncios e palavras-chaves correlacionados.

Nome da campanha: Por exemplo “Estado de SP”
Nome do grupo de anúncio A: Descrição de cargos e salários e nele anúncios e palavras que tratem desse serviço.
Nome do grupo de anúncio B: Pesquisa de clima organizacional e nele anúncios e palavras que tratem desse serviço.
Nome do grupo de anúncio C: Avaliação de desempenho e nele anúncios e palavras que tratem desse serviço.

Inserirei as devidas extensões de anúncios. 

Veja como seria nosso mundo ideal  🙄 

Mundo ideal

Aqui a intenção é apresentar a distribuição hierárquica da conta. 

Essa organização não é mera distribuição. O algoritmo do Adwords foi desenvolvido para ler as contas pelo grupo de anúncio e criar uma relação entre seu conteúdo (anúncios, palavras-chave e extensões de anúncios) com a busca do usuário e classificar a correspondência entre ambos. Isso é uma das premissas do leilão de anúncios do Google Adwords. 

Essa organização facilita o entendimento do algoritmo que terá mais facilidade em relacionar o que você oferece com as buscas que realmente lhe interessa. 

E se eu tiver apenas um grupo de anúncio com as palavras-chave dos três serviços?

a) Sua campanha perderá qualidade e seus anúncios poderão ficar abaixo dos seus         concorrentes que estão seguindo esses padrões de conta.
b) Você pode ter um custo por CPC maior.
c) Você pode ter muitos cliques desnecessários. Isso significa perda de dinheiro.
d) Seu anúncio não terá direção pois refletirá  o oferecimento de 3 serviços. O ideal é que cada anúncio reflita 1 serviço.
e) f) g) h) i) j) k) l) m) n) o) p)…. 😥

Orçamento diário x Horário de exposição dos anúncios

Campanhas de Google Adwords para ServiçosAqui mais um conceito. O orçamento fica dependente da quantidade de horas em que a campanha veiculará durante suas 24hs.

Na prática

Configurei minha campanha para rodar das 08:00 as 23:00hs e coloquei R$ 100,00 de orçamento por dia. O sistema do Adwords vai procurar controlar essa verba para que ela cubra essas 15hs. 
Acontece que se R$ 100,00 não for suficiente para cobrir toda a parcela de impressão da minha campanha dentro do horário estabelecido por dia, os anúncios vão aparecer com intervalos maiores entre uma impressão e outra. Por isso que às vezes você consulta e não vê o anúncio, mesmo tendo saldo na conta. Porque o sistema está segurando as entregas de anúncios para que haja saldo até às 23hs.

Contudo é muito comum, diante de uma número de buscas alto, o orçamento se esgotar antes das 23hs por exemplo.

Às vezes programamos uma campanha até as 23hs e o saldo se esgota às 16hs.  Por isso você deve se atentar para a….

Demanda de cliques

É necessário entender se sua conta tem um volume de impressão alto em alguns períodos do dia para que então você consiga distribuir melhor seu orçamento.

Mas e seu eu tenho somente 100,00/dia mas esse valor não dá?

Então você precisa alterar o horário de sua campanha de forma que ele combine com seu orçamento diário. Ou alternar os dias de campanha. Porque imagine se no melhor período de vendas seus anúncios ficarem engasgando para aparecer?

Após montada sua campanha deixe que ela rode 3 dias inteiros para daí então você conseguir colher os dados para suas análises. Evite alterar no impulso. Isso é muito comum. Vejo muitos anunciantes nessa vibe. Acontece que alterações sem critérios contribuem para que o sistema do Adwords não aprenda com seus dados. Não altere de manhã e à noite. 
Já presenciei anunciantes ficarem alterando CPCs ás 08:00hs da manhã e no mesmo dia às 22:00hs imaginando que o CPC tá alto ou baixo demais. A conta num todo acaba ficando caótica e sem rumo. Seus dados ficam instáveis e o sistema acaba não entendendo o caminho que precisa levar com o progresso de sua campanha. Seus anúncios ficam sem  estabilidade no leilão e você acaba perdendo pro seu concorrente que possui uma conta mais coerente. 

Qual valor de CPC devo inserir?

Comece com um padrão. Em muitas campanhas novas lanço R$ 0,50. Em dois dias já consigo saber a realidade desse valor. E daí ajusto. Depois aguardo mais 48hs.
Procure usar CPC manual. A medida que evoluir com o conhecimento da plataforma poderá ir testando os demais modelos de lances.

Conversões são Leads

Na área de serviços contamos que cada envio de orçamento é um lead. Existe uma configuração dentro da plataforma que é de suma importância para entender o resultado das suas campanhas que são as conversões.
Quando essa codificação está correta no site, toda vez que alguém preencher um formulário e enviá-lo será contabilizada uma conversão.

Medição de resultados

A partir disso você saberá quais são as palavras-chave que estão gerando envio de formulário para seu negócio. 
E também o volume de cliques necessários para suas vendas acontecerem!

 

 

 

 

 

 

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